As proteínas são nutrientes que desempenham atividades essenciais ao nosso corpo, como a função imune, transporte de nutrientes e oxigênio pelo sangue, regulação hormonal, como enzimas do metabolismo, entre outras, além da mais conhecida: sustentação, manutenção e formação de músculos e esqueleto, sendo obtidas a partir dos alimentos.
Quanto à origem alimentar, há dois tipos de proteínas: animal e vegetal. Alimentos de origem animal possuem proteínas completas em relação aos aminoácidos essenciais (alto valor biológico).
As proteínas de origem vegetal estão presentes principalmente em cereais integrais, nozes e sementes, além das leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico, ervilha) que são amplamente consumidas pela população, principalmente o feijão. Nas proteínas de origem vegetal, com exceção da proteína texturizada de soja, não conseguimos obter, em um único alimento, todos os aminoácidos essenciais. É, portanto, fundamental que os alimentos vegetais, de diferentes categorias sejam consumidos juntos, como na combinação brasileira arroz (integral) com feijão (cereal + leguminosa), para contornar o menor valor biológico das proteínas vegetais.
Iracema Britto - Nutricionista Frutos da Terra
Proteína Vegetal e Animal. (Imagem retirada do Google)
A grande maioria dos aminoácidos necessários para um indivíduo saudável é facilmente obtido na dieta humana, com uma alimentação equilibrada, sendo que raramente há necessidade de suplementos proteicos, mesmo para praticantes de atividade física regular. Vegetarianos e veganos podem obter os aminoácidos essenciais necessários através da ingestão de diversas proteínas vegetais, sendo fundamental variar ao máximo os vegetais consumidos.
Os vegetais que possuem a maior concentração de aminoácidos são a soja, lentilhas, feijão vermelho e branco, feijão-frade, feijão-da-china, grão-de-bico, feijão-verde, tremoço, amêndoa, castanha-do-pará, cajueiro, noz-pecã e sementes de sésamo, de abóbora, de algodão e de girassol.
Comentários