A chave para uma boa saúde está na alimentação, e isso envolve uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.
Embora a rotina esteja cada vez mais corrida e a preocupação com a saúde acabe ficando em segundo plano, uma dúvida sempre surge quando o assunto é a origem de muitos produtos: será que o que estamos consumindo está sendo utilizado algum tipo de produto químico? Ou ainda será que é realmente livre de agrotóxicos? A resposta poderia ser facilmente respondida se o consumo fosse feito essencialmente com produtos orgânicos.
Produtos orgânicos são aqueles produzidos livres de qualquer adição química, contando com processos que respeitam o ambiente e contam com métodos simples e de qualquer ação ofensiva a natureza. De modo geral, produtos orgânicos são produzidos longe de adubos químicos ou agrotóxicos, levando em consideração a qualidade sensorial e nutricional do alimento, além da preocupação com o meio ambiente.
Para consumidores, além de serem alimentos mais nutritivos e saudáveis, os produtos orgânicos apresentam uma maior durabilidade quando comparados com outros alimentos, o que leva a um prazo maior de vida. Para a saúde os benefícios são inúmeros, auxiliando na desintoxicação e purificação do organismo, melhorando problemas gastrointestinais e hepáticos, gerados pelos produtos químicos utilizados nos alimentos tradicionais. O consumo de alimentos orgânicos vem aos poucos assumindo papel de destaque na mesa de muitos consumidores, uma vez que promove uma boa qualidade de vida e garante o consumo com saúde.
Os produtos orgânicos não são uma ameaça à saúde como os alimentos da agricultura convencional | Imagem Retirada do Google
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), se consumidos em excesso, os agrotóxicos causam intoxicação alimentar, reações alérgicas, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até mesmo câncer.
Ainda segundo ANVISA, os alimentos mais contaminados são:
• pimentão (91,8%);
• morango (63,4%);
• pepino (57,4%);
• alface (54,2%);
• cenoura (49,6%);
• abacaxi (32,8%).
Como se pode observar, são alimentos consumidos no dia a dia e que, para a maioria das pessoas, são indispensáveis. Isso significa que ingerimos diariamente essas toxinas, e o fazemos por muitos anos.
Então, está mais do que na hora de buscar meios de adotar um hábito alimentar mais saudável, não é?
Comentários