Por que consumir alimentos orgânicos?
3 de dezembro de 2019
Alimentação Saudável no Trabalho
10 de fevereiro de 2020
 

Bife a Rolê (Vegan)

Quem pensa que uma ceia vegetariana é sem graça e deixa a desejar, está enganado. Principalmente porque além de muita variedade, cor e sabor, os pratos são condizentes com a data, que celebra a vida e não a morte.

Nesse especial, selecionamos a opção do prato Bife a Rolê.

Então, que tal escolher fazer esse delicioso bife a rolê vegano, convidar a família e amigos e aproveitar a oportunidade para mostrar que a comida vegana/vegetariana, além de ser livre de crueldade, é muito saborosa!

Ingredientes

 

Para o bife:

1 xícara de PTS hidratada e desfiada

25 ml de água

25 ml de shoyu

Sal e pimenta moída na hora a gosto

3~4 colheres (sopa) de glúten puro (atenção: FARINHA de glúten não serve)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Para o recheio:

1 cenoura média

5 vagens

Acompanhamento:

Molho de cebolas caramelizadas

Preparo

Bife:

Em uma tigela, coloque a PTS já hidratada e umedeça com o shoyu e a água. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque 3 colheres (sopa) de glúten puro e a farinha de trigo. Amasse bem. A massa deve ficar macia e fácil de modelar. Caso ela fique quebradiça, adicione o glúten puro restante e amasse bem. Deixar descansar. Enquanto a massa para fazer o bife vegetal descansa, para que o glúten se desenvolva, prepare o recheio e o molho de cebolas.

Recheio:

Higienize a cenoura e a vagem. Retire a casca da cenoura e corte em bastões médios. Acerte a vagem, deixando no mesmo cumprimento que a cenoura. Cozinhe os legumes no vapor até que fiquem al dente e “acesos”, a cor deles fica bem forte. Interrompa o cozimento colocando-os em água + gelo. Reserve.

Montagem e finalização:

Separe a massa do bife vegetal em cinco bolinhas. Você pode modelar com a mão ou com a ajuda de um rolo de abrir massas. Abra a massa, não precisa ficar perfeita, e coloque o recheio. Feche a massa e coloque em uma forma untada com óleo ou azeite de oliva com a junção da massa para baixo. Repita esse processo até acabar a massa. Regue cada bife à rolê com um pouco de azeite de oliva. Tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno em 220ºC por 20 minutos. Retire o papel alumínio e regue com mais um pouco de azeite de oliva, leve ao forno por mais 10 minutos para que doure levemente. Retire do forno e sirva com o molho de cebolas.

Dica

- Você pode variar o recheio de acordo com sua imaginação ou os ingredientes que tem em casa.

Fonte - Receita e foto do blog Chubby Vegan

Comentários