O Sal Rosa do Himalaia ganha preferência entre os sais refinados marinhos por justamente ser extraído e lavado à mão, não conter poluentes em sua composição, ser regulador do teor de água em todo o corpo, promover um equilíbrio saudável do pH nas células, além de não passar pelo processo de refinação.
O Sal Rosa do Himalaia é extraído de minas salinas, no Himalaia. Trata-se de mineral de origem marinha, mas de um pedaço de oceano cristalizado em camadas de sal coberto por lava, gelo e neve. Isto fez com o que sal se mantivesse em proteção e longe da poluição.
Segundo especialistas, o sal rosa salga duas vezes mais que os refinados e possui cerca de 80 minerais importantes, como o magnésio, grande aliado para a saúde do seu corpo. De qualquer forma, ainda se trata do sódio e deve ser consumido moderadamente.
Existe uma polêmica sobre a presença do flúor no Sal Rosa Himalaia. Como se sabe, o flúor não faz bem a nossa saúde. Entretanto, a quantidade de flúor no sal rosa é bastante pequena. Para causar algum dano, seria necessário consumir uma grande quantidade do sal diariamente, algo impossível para qualquer pessoa. O sal rosa salga mais que o tradicional. Por isso, é utilizado em poucas quantidades para salgar pratos.
No entanto, há quem falsifique esse produto por se tratar de um minério mais raro. Em alguns casos, o sal grosso comum passa por modificações para se assimilar com o Himalaia. Existem quatro pontos a serem observados para identificar a procedência do Sal Rosa do Himalaia, que revelam se produto é verdadeiro ou falsificado por pessoas mal-intencionadas.
Sal Rosa do Himalaia. (Imagem retirada do Google)
Se você é daquelas pessoas que vivem de dieta e se preocupam com a saúde, com certeza, já deve ter testado ou tem vontade de testar o tão famoso sal rosa, não é verdade? Mas, mesmo se tratando de um produto vendido a preços “salgados” no mercado, é bom ficar atento, já que nem todas as marcas vendem o sal do Himalaia verdadeiro.
Conforme especialistas, o sal rosa tirado dos reservatórios milenares do Himalaia é considerado o sal mais puro do mundo e a cor rosa indica essa sua pureza química. Para quem não sabe, ele livre de toxinas e poluentes, conta com mais de 80 tipos de minerais.
Apesar de ser sempre mais caro que o sal de cozinha comum, desconfie do sal rosa com preços muito abaixo da média. Eles tentem a ser falsificados.
Observe os cristais de seu sal rosa. Se eles forem sequinhos, é mais provável de que seu produto seja verdadeiro, já que esse tipo de sal é extraído de minas secas.
O sal rosa vindo do Himalaia é rosa, mas não de forma intensa. Os produtos falsificados costumam ter um tom rosa bem mais intenso.
A prova de fogo é colocar o sal na água. Depois de mexer com uma colher, observe a cor da água: o sal falso deixa a água bem escura, levemente avermelhada. Por outro lado, o sal verdadeiro não muda a tonalidade da água.
Interessante, não? Será que você já caiu nesse golpe do sal rosa? Não deixe de nos contar nos comentários.
Comentários